top of page

Livro analisa as experiências de homens livres e pobres no Piauí oitocentista

  • Foto do escritor: Nupem
    Nupem
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura

O historiador Francisco Gleison da Costa Monteiro, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acaba de lançar o livro Terra, trabalho e disciplina aos homens livres e pobres na Província do Piauí (1850–1888), obra que investiga as experiências sociais, econômicas e políticas da população livre e pobre no Piauí do século XIX. O livro, publicado pela editora Cancioneiro, destaca-se pela relevância historiográfica ao enfrentar um tema pouco explorado da história piauiense.

Resultado de sua pesquisa de doutoramento, o livro analisa as condições de vida, trabalho e controle social da população livre e pobre no Piauí oitocentista, em um contexto marcado pela crise do sistema escravista, pela consolidação do Estado Imperial e pela imposição de projetos de ordem e modernização. A obra desloca o olhar tradicional da historiografia, centrada nas elites, e coloca no centro da análise sujeitos historicamente silenciados: agregados, posseiros, roceiros, vaqueiros, jornaleiros e migrantes pobres.

 

Capa do livro Terra, trabalho e disciplina, de Gleison Monteiro

Com base em vasta documentação, o autor reconstrói as múltiplas experiências desses sujeitos, evidenciando suas práticas de trabalho, formas de ocupação da terra, estratégias de sobrevivência e resistências às tentativas de disciplinamento impostas pelas autoridades e pela elites. O livro demonstra como categorias como “vadiagem”, “desordem” e “indisciplina” foram mobilizadas como instrumentos discursivos e políticos para justificar a coerção, o recrutamento militar forçado e a criminalização da pobreza.

Johny Santana de Araújo, prefaciador da obra, destaca a relevância da obra, que ilumina “uma história cujos sujeitos encontram-se imersos em um monturo do esquecimento”, ressaltando que o livro descortina “a trajetória dos sujeitos cuja história fora silenciada”. Para o prefaciador, a obra contribui para a compreensão do mundo do trabalho e da vida rural a partir daqueles que raramente aparecem como protagonistas nos relatos tradicionais.

 

Ficha técnica

Autor: Francisco Gleison da Costa Monteiro

Editora: Cancioneiro

Ano: 2025

Páginas: 476

Onde comprar? Site da editora Cancioneiro ( www.editoracancioneiro.com.br )

 

Comentários


Realização:

Logo do Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí
Logo do PPGHB Ufpi e de outros apoiadores do Nupem Digital

Parceiros:

© 2025 criado por Ronyere Ferreira, a serviço do Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí.

bottom of page